A partir de 1 de julho 2020 termina o período transitório da rede Mobi.E, pelo que se verifica o fim dos carregamentos gratuitos dos veículos elétricos nos Postos de Carregamento Normais (PCNR).
A Mobi.E é uma rede infraestruturas de carregamento de veículos elétricos, visando a promoção da mobilidade elétrica em Portugal. Assim sendo, após se ter iniciado o pagamento dos carregamentos nos Postos de Carregamento Rápido (PCR) em 1 de novembro de 2018 e nos carregadores localizados em espaços privados de acesso público a 1 de abril de 2019, com esta medida fica concluído o processo de concessão de toda a rede de postos de carregamento público.
Para a utilização de todos os postos da rede Mobi.E será obrigatório ter um cartão de acesso à rede de mobilidade elétrica, emitido por um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). Desta forma, deixam de existir os cartões emitidos pela Mobi.E.
“Com a conclusão do processo de concessão de toda a rede de postos de carregamento público, a fase plena de mercado a que agora se dá início configura-se como o derradeiro passo para a concretização do modelo português da mobilidade elétrica”, aponta a Mobi.E no seu comunicado oficial.
Portanto, os preços da energia serão determinados pelo mercado da mobilidade elétrica. Assim, fatores como a percentagem de bateria e a temperatura exterior podem influenciar a velocidade de carregamento.
No entanto, Portugal já conta com mais de 700 postos de carregamento de acesso público. Em resposta à pandemia, o Governo português vai aumentar o investimento em infraestruturas da mobilidade elétrica. Assim, passam a existir novos postos de carregamento ultrarrápido, nas principais vias de comunicação. Adicionalmente, também irão ser criados hubs de carregamento nas principais cidades.
Sabia que com 5€ consegue fazer mais quilómetros com um carro elétrico do que com um carro a gasolina ou gasóleo? E, sabia que os veículos elétricos têm menor custo de manutenção?
Tem uma empresa? Sabia que há isenção de tributação autónoma em sede de IRC e dedução do IVA nas despesas de eletricidade para carregamentos de veículos elétricos?
Afinal o futuro chegou e a mobilidade elétrica é a grande novidade do século. Então, não espere mais para comprar o seu veículo elétrico, contribuir para as metas ambientais e comportamentos mais eficientes.
Caso já tenha um veículo elétrico, peça já o seu cartão CHARGE2GO, para que o possa carregar em qualquer posto da rede Mobi.E. O cartão CHARGE2GO não tem qualquer custo de adesão nem anuidade e tem as melhores tarifas do mercado.
Na Bongás Energias o cartão CHARGE2GO será parte integrante das ofertas relacionadas com a mobilidade elétrica. Isto significa que caso esteja a pensar investir num carregador para o seu veículo elétrico ou num pack de eficiência energética, o cartão para o carregamento na rede Mobi.E será totalmente gratuito.