Uma bomba de calor é um dispositivo que tem como finalidade transferir calor de uma fonte fria para uma fonte quente. Nesse sentido, uma das maiores vantagens das bombas de calor é que lhe permite poupar até 85% de energia no aquecimento de águas. Deste modo, é uma das soluções mais eficientes de climatização e de aquecimento de águas disponíveis no mercado. Dessa forma conseguem produzir duas ou três vezes mais calor (ou frio) do que a quantidade de eletricidade que gastam. Além disso é um equipamento de classe energética A+. Por isso, é considerado como mais eficiente e compatível com soluções solares.
Fontes de Energia
Geotérmica ou Geotermal: obtém-se da terra/ calor, através da extração da temperatura do subsolo, ao longo de todo o ano. Assim, permite aquecer a habitação no inverno e arrefecer no verão, assim como aquecer águas sanitárias simultaneamente. Além disso, é um sistema versátil, que funciona através de radiadores, ventiloconvectores e piso radiante. Dessa forma, a emissão de CO2 para a atmosfera é quase inexistente e o consumo energético muito reduzido. A climatização funciona num circuito fechado, logo não se substitui a água ou gás e não requer grandes necessidades de manutenção.
Aerotérmica: corresponde à energia que circula no ar/ água. Ou seja, é captada energia do ar, aumentado a sua temperatura e transferindo-a para dentro da casa, de forma constante e eficiente, tanto no verão como no inverno. O sistema é composto por um captador de energia exterior, e no interior um circuito de aquecimento (piso radiante, radiadores ou ventiloconvectores), existindo entre eles uma bomba de calor para permitir a troca de energia.
A instalação é simples pois não necessita de nenhum depósito de armazenamento de combustível, ou seja é seguro. Por sua vez, os custos de manutenção são reduzidos, visto que não é necessário nenhum tipo de limpeza.
Na Bongás Energias temos uma oferta de bombas de calor aerotérmicas, ou seja, que utilizam a energia acumulada no ar envolvente, um recurso gratuito e sempre disponível.
De forma simples, explicamos o funcionamento da bomba de calor à semelhança dos frigoríficos, mas de forma inversa. No frigorífico o calor é conduzido do interior para o exterior, pelo que nas bombas de calor funciona de forma contrária. Isto é, o calor do ar é conduzir para o interior da casa através do sistema de aquecimento. Assim, a função deste equipamento consiste em aproveitar e captar o calor presente no ar, a fim de o transportar e transferir para outro local. Este sistema é feito com base na tecnologia de um gás que é bombeado e comprimido ao longo de um ciclo, com o intuito de extrair o calor e libertá-lo noutro lugar. Acima de tudo, este é um processo rápido, eficaz e que utiliza uma pequena quantidade de energia, o que se traduz num baixo custo em comparação com o resultado obtido.
Vantagens das bombas de calor
- A bomba de calor permite-lhe reduzir a sua fatura de energia, ao mesmo tempo que contribui para a pegada ecológica;
- Recurso a uma fonte de energia renovável e gratuita – ar;
- Solução mais eficiente do mercado para aquecimento de águas – 3 a 5 vezes mais eficiente que um esquentador e caldeira;
- Compatível com soluções solares;
- Custos de instalação e manutenção reduzidos;
- Melhora a qualidade do ar, eliminando as emissões de gases poluentes;
- Aproveite a comparticipação de 70% do programa “Edifícios mais sustentáveis”, financiado pelo Fundo Ambiental, para a aquisição de uma bomba de calor.
Para escolher a bomba de calor adequada à sua habitação e consumos energéticos, o ideal é falar com os técnicos Bongás Energias, para uma melhor recomendação. Entre já em contacto connosco e saiba como esta tecnologia pode mudar a sua vida!