O ar condicionado dá-lhe o conforto em casa que sempre quis, de forma rápida e eficiente. Muito simples: arrefece no verão e aquece no inverno. Contudo, a questão mantêm-se: Compensa ter ar condicionado em casa?
Muitas famílias têm nas suas casas aquecedores para os dias mais frios, ventoinhas para arrefecer os ambientes e até mesmo desumidificadores para prevenir humidades. No entanto, todos estes equipamentos podem ser substituídos por apenas um! Que lhe parece um único equipamento que faz circulação, limpeza, aquecimento e arrefecimento do ar? Verá que que no final a opção pelo ar condicionado deixará de ser um dilema.
Sabe como funciona o ar condicionado?
A base do funcionamento do ar condicionado passa pela absorção de energia e a sua libertação, no espaço onde o equipamento se encontra, em forma de calor ou frio. Para tal, é necessário a presença de uma unidade interior, outra exterior e tubos de ligação entre as duas unidades, nos quais circula o gás refrigerante. Ou seja, este gás é o responsável por absorver a energia de uma unidade e libertar na outra.
Compensa ter ar condicionado em casa?
- Conforto: confere-lhe poder de regular a temperatura, em qualquer altura e de forma imediata e eficaz. Para além disso evita correntes de ar em casa e ruídos do exterior;
- Multifunções: não só regula a temperatura, como também consegue controlar a humidade e filtro do ar.
- Ar mais limpo: mais-valia para espaços que se encontram, a maior parte do tempo, fechados, uma vez que contribui para a circulação e limpeza do qual, conservando a qualidade do ambiente;
- Fluxo de ar direcionável: permite direcionar o ar para uma só direção ou para várias;
- Aumento vida útil do imóvel: fruto dos materiais responsáveis pelo isolamento das habitações, com vista a perdas de temperatura e redução de ruídos, a respiração dos edifícios torna-se deficitária. Ou seja, terão mais propensão para criar humidade, proporcionando o aparecimento de bactérias e ácaros. Mas, sobretudo, potencia o perigo em caso de incêndio ou fugas de gás, pelo facto de a ventilação na construção já está comprometida desde início.
Atenção: os sistemas de ar condicionado não são aconselhados para pessoas com problemas respiratórios, especialmente por causa da variação causada pela circulação artificial do ar.
Como escolher o ar condicionado?
A escolha do equipamento mais adequado à sua habitação, ou até mesmo negócio, deve ter em conta os seguintes princípios:
- Tipo de utilização: habitação ou negócio;
- Número de divisões (mais que uma divisão deve optar pelo sistema multi split);
- Ocupação média do espaço;
- Orientação solar, pois vai influenciar a potência do equipamento;
- Classificação energética igual ou superior a A.
Instalação por técnico certificado
O ar condicionado tem requisitos específicos de instalação e manutenção, que deverão ser feitos por uma assistência técnica certificada. Assim como o aconselhamento da solução que se adapta à sua família e estilo de vida, tem que se ter em consideração fatores como a qualidade e segurança, daí a Bongás Energias ser o parceiro oficial e credenciado da marca Vulcano.
Consulte a nossa área de climatização e conheça as nossas soluções para a sua casa ou negócio e qual o potencial de poupança. No caso de dúvidas por pedir aconselhamento técnico especializado online, pelo telefone ou nas nossas lojas. Garantimos que fará a escolha acertada e, mesmo que o investimento inicial seja mais elevado, verá que o ar condicionado é a solução mais eficaz, rentável e confortável de climatizar a sua casa.